terça-feira, 25 de novembro de 2014

NUCA é criado e medalhas da OBA são entregues


Momento importante para a educação icoense ocorreu, na manhã desta terça-feira (25), no auditório do CSU, inclusive com a presença do prefeito Jaime Junior.

A Secretaria de Educação entregou, oficialmente e solenemente, as medalhas aos ganhadores da XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) realizada entre mais de 700 estudantes brasileiros, inclusive com a participação de alunos de quatro escolas da rede municipal de ensino de Icó.

"Trabalho de despertar no aluno o interesse pela Astronomia, pelo Sistema Solar, o Universo e fazer com que ele possa se fazer inserido de uma forma mais participativa nesse meio", dizia o texto escrito no cerimonial do evento.

As escolas municipais contempladas foram: Monsenhor José Camurça (Lima Campos), Conselheiro Araújo de Lima (BNH), Manoel da Silva (Malhada de Icozinho) e Manoel Nicolau de Sousa (Santana - Pedrinhas I).

Foram entregues medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de participação, também para o Núcleo Gestor. O destaque foi a E.M. Manoel da Silva, com 62 alunos participantes, sendo 15 medalhas de ouro, cinco medalhistas de prata e três medalhas de bronze.

O evento fez parte da programação de outro importante acontecimento: a formação do Núcleo de Cidadania do Adolescente - NUCA, uma ação do Selo Unicef 2013-2016 e que foi composto também nesta manhã. Maiores detalhes em outro momento.

Participaram deste momento, além do prefeito Jaime Junior, a primeira-dama Adriana Santana (articuladora do Selo Unicef em Icó), Gilmara Andréa (secretária do Trabalho e Ação Social), Virlena Rios (secretária de Ação Governamental), José Santos (representando a Secretaria de Educação), Gismagda Bezerra (presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente - CMDCA) e o psicólogo Rubens Mário, que ministrou dinâmica e descontraída palestra para os adolescentes e alunos presentes.

#Fotos: Arthur Luiz.