quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Antes e Depois - HRI


Sabemos que o problema da saúde pública é nacional. Mesmo diante de todas as dificuldades, a gestão municipal tem enveredado esforços para manter o Hospital Regional Prefeito Walfrido Monteiro Sobrinho em pleno funcionamento, bem diferente do que foi recebido pela atual direção em 01 de janeiro de 2013.

Sucateado. Foi assim que encontramos o HRI, que é patrimônio do povo de Icó, com ambulâncias abandonadas no pátio, banheiro da enfermaria sem a mínima condição de higiene, cachorro no consultório de triagem, canetas de bisturi quebradas, criação de gatos na enfermaria da Clínica Médica, falta de material, falta de profissionais, laringoscópios quebrados e muito mais.

Muito ainda falta o que fazer pela saúde de Icó. Muitas vezes, a Prefeitura Municipal arca com as despesas do HRI através de recursos próprios do tesouro municipal. A população percebe que já há um novo jeito de administrar aquela unidade hospitalar.

Do ano passado para cá já foi adquirido novas ambulâncias, a higiene e limpeza é marca registrada do HRI, foi adquirido novos instrumentais e um aparelho de bisturi para o Centro Cirúrgico, já foi realizada 321 cirurgias de Catarata, não falta médicos (é só observar a escala médica que é divulgada diariamente), aquisição de novos colchões, aquisição de novos laringoscópios e foi reformado o Centro Obstétrico (acolhimento das gestantes, enfermaria de pré-parto, sala de cuidados do bebê, sala de parto com aquisição do berço aquecido, aspirador e split). 

E muito mais vem por aí para melhorar o ambiente hospitalar, humanizar a saúde, com o pensamento sempre de oferecer uma saúde de qualidade para toda a população.

E detalhe: o nosso Hospital Regional atende a população de sete municípios da região (Icó, Orós, Baixio, Umari, Lavras da Mangabeira, Ipaumirim e Cedro).

Voltaremos ao assunto!