quinta-feira, 7 de agosto de 2014

É instalado o curso de História em Icó


O centro histórico da cidade de Icó é o primeiro sítio tombado no Ceará como patrimônio nacional desde dezembro de 1997.

Um desses patrimônios é o imponente Teatro da Ribeira dos Icós, com características neoclássicas, construído em 1860, pelo médico francês Pedro Théberge, então radicado no Icó. 

Foi neste espaço, neste cenário perfeito, que aconteceu a aula inaugural do curso de História com ênfase em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural e Gestão do Patrimônio Socioambiental, da Universidade Federal do Cariri (UFCA) - campus de Icó, na tarde da última segunda-feira (04). Um curso de História inaugurado bem no Teatro da Ribeira dos Icós, uma combinação perfeita e que se confunde com a história de nosso valioso patrimônio histórico e arquitetônico.

Várias autoridades se fizeram presentes, como o vice-reitor da UFCA, professor Ricardo Luis; o prefeito Jaime Junior, o vice De Assis Pereira, vereadores, o secretário de Cultura e Turismo, professor Márcio Greik, representando a secretária de Educação, Maria Eleneuda de Sousa, dentre outras.

O teatro estava tomado por professores, estudantes do Ensino Médio, servidores municipais, secretários, dirigentes de entidades e convidados especiais dos campus da UFCA instalados no Cariri.

Ao final, o coral da UFCA se apresentou, encantando a todos os presentes, com um repertório muito bem selecionado e propício para a ocasião.

As aulas já estão acontecendo na Escola Municipal Professora Lourdes Costa, no turno da noite. E o Escritório Administrativo da UFCA está localizado na Avenida Ilídio Sampaio, sendo os dois equipamentos municipais cedidos pela gestão local.

Viva! O Icó agora tem uma Universidade Federal. Notícia para ser comemorada e aplaudida de pé.

# Fotos: Arthur Luiz. 

Apresentação do Núcleo de Música Sobrado Canela Preta

Mesa de Autoridades

Prefeito Jaime Junior usando a palavra





Vice-Reitor, professor Ricardo Luis


Apresentação da Coral da UFCA