segunda-feira, 19 de maio de 2014

18 de Maio é lembrado em Icó


A Secretaria do Trabalho e Ação Social, através do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social -, e Conselho Tutelar, realizou na manhã da última sexta-feira (16), a 2ª Caminhada de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, pelas ruas do Centro Comercial.

Com a participação de diversas crianças e adolescentes dos programas sociais, a ação foi coordenada pelos profissionais da pasta, a frente a secretária Dra. Virlena Rios.

Além de um carro de som com mensagens de conscientização, alguns participantes aproveitaram o dia de feira semanal e entregaram panfletos educativos, onde solicita o apoio da população em prol dessa luta importante.

Para entender a notícia e o objetivo da caminhada: No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

# Foto: Arthur Luiz