segunda-feira, 31 de março de 2014

Nota Oficial divulgada à imprensa!

De acordo com levantamento feito, a Prefeitura Municipal de Icó possui mais de dois mil funcionários concursados em seus quadros.

Desses, cerca de 950 são filiados ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icó (Sindsepmi). E outros cerca de 350 professores pertencem ao Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino (Sindpremi). Dois colegiados que puxaram pela manhã uma marcha com apenas 50 manifestantes pelas principais ruas da cidade de Icó, com parada no Palácio da Alforria, sede do governo municipal, e Câmara Municipal. Então, cadê os mais de dois mil funcionários concursados? Se são efetivos são livres para se manifestarem, mesmo assim não foram às ruas.


Um dos pressupostos para a pouca participação no ato, desta sexta-feira (28), promovido pelos dois sindicatos, sem sombra de dúvidas, foi a entrevista concedida pelo prefeito Jaime Junior, na tarde da última quinta-feira (27), na rádio Brasil FM, onde na ocasião o gestor explicou passo a passo as melhorias que pretende implementar em favor dos servidores públicos ainda em sua gestão, que passa por questões relacionadas a equiparação salarial, insalubridade e periculosidade (principalmente para os funcionários da Saúde), realização de concurso público, aumento salarial de acordo com os limites estabelecidos, assuntos referentes ao Setor Tributário, aos fiscais de obras e outras demandas.

Outro pressuposto é o fato do município está em dia com as suas obrigações salariais com o funcionalismo público - diferentemente de outras épocas. Então, para que esta manifestação? Isso apenas enfraquece os sindicatos, que ultimamente não estão sabendo convocar seus filiados, aja vista a pouca participação em seus atos.

E outra: o município realizou, na manhã da última quinta-feira (27), na PMI, uma reunião entre a Procuradoria Geral (PGM), alguns vereadores e representantes dos dois sindicatos. Na ocasião, a gestão se comprometeu a colocar em prática estas medidas de melhorias, mas paulatinamente e dentro dos limites da Lei. Não é em apenas um ano e três meses de administração que se conserta um erro histórico, que se arrasta por muitos e muitos anos.

Como já dissemos em outras vezes, a PMI não se furtará em receber a classe dos trabalhadores. A livre manifestação do pensamento é legítima. A democracia é assim mesmo, no plano nacional, estadual e por que não municipal? O direito de se manifestar é inerente dos sindicatos organizados, basta ver o que ocorre em todo o Brasil.

A única diferença é que, em Icó, a passeata dos trabalhadores, que é um direito de todos, deixa de ser uma luta sindical para se transformar numa luta política, é só observar os infiltrantes, que apesar de serem concursados, não estavam nem aí para outros tempos comandados pelos dois sindicatos icoenses. 

Esta é a nota oficial do Governo Municipal de Icó, publicada às 15:08, diretamente do Palácio da Alforria, sede da PMI.

# Foto: Arthur Luiz