sábado, 4 de janeiro de 2014

SMS destaca ações da Saúde de Icó

A Secretaria de Saúde mostra-se satisfeita com o trabalho que vem sendo realizado pela pasta, contando, para isso, com total apoio do prefeito Jaime Junior (DEM), contemplando a todos os habitantes de Icó e região. Mas muito ainda falta para fazer.

Dr. Luis Carlos Schiwinden assumiu a Secretaria de Saúde em setembro do ano passado e de, lá para cá, não tem revidado esforços para trabalhar diuturnamente em prol da população icoense.

Campanhas de vacinação são realizadas com frequência, Icó ganhou três médicos do programa Mais Médicos do governo federal (Umari dos Lourenços, Lagoa dos Milhomens e Jenipapeiro), está sendo construída a UPA - Unidade de Pronto Atendimento - e Academia da Saúde no bairro DNER, além de seis novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a reinauguração do CEMED - Centro de Especialidades Médicas também já ocorreu, como também a reforma do Centro Obstétrico do Hospital Regional. Foi nesta gestão que o governador Cid Gomes (Pros) inaugurou a Policlínica e o CEO - Centro de Especialidades Odontológicas, ambos equipamentos públicos regionais, de responsabilidade do Governo do Estado e do Consórcio Regional.

Pois é, são seis novas UBS a serem construídas. São seis novas UBS adquiridas no primeiro ano de gestão (2013). Quando na verdade, na gestão anterior, só foram inaugurados apenas dois Postos de Saúde da Família (PSF), o que já é uma mudança e um número bastante significativo. As obras visam dotar os referidos postos de saúde de equipamentos modernos, a fim de melhorar o atendimento aos munícipes das referidas localidades contempladas e comunidades vizinhas.

Ressalte-se ainda a mobilização durante o mês de outubro em prol da campanha da Prevenção do Câncer de Mama, chamado Outubro Rosa, e o Novembro Azul contra o Câncer de Próstata. A SMS de Icó realiza também grupos de atividades físicas e terapia comunitária através dos dois NASFs - Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

E o Hospital Regional de Icó Prefeito Walfrido Monteiro Sobrinho finalmente conseguiu, após 13 anos, o seu alvará sanitário perante o Governo do Ceará, garantindo assim a elevação de seus atuais 180 mil para 336 mil, uma soma de recursos bem significativa para os próximos anos. Parabéns!