domingo, 5 de janeiro de 2014

Secretário comemora sucesso das ações na área da Agricultura

A Secretaria de Agricultura afirma que o município tem muito o que comemorar até aqui, desde que o secretário Cleudiberto Dantas assumiu a função no ano passado, com destaque para as ações voltadas para o programa Garantia Safra e o apoio à Agricultura Familiar em parceria com o Núcleo da Merenda Escolar, da Secretaria de Educação.


Muitas ações foram feitas para minorar o sofrimento dos nossos agricultores, como o carro pipa atendendo a várias localidades rurais e a ativação de poços perfurados em parceria com o Governo do Estado. 

Outras ações da Secretaria de Agricultura que merecem destaque são as aquisições de uma retroescavadeira, uma motoniveladora, um caminhão caçamba e um caminhão pipa, tudo oriundo do PAC 2 - Programa de Aceleração do Crescimento - do Governo Federal, e que em Icó estão sendo gerenciados em parceria com a Secretaria de Infraestrutura.

Quase mil agricultores em Icó recebem o benefício inerente ao programa Garantia Safra e em 2013 foi feita a campanha contra a febre aftosa, apesar do município de Icó, com um índice praticamente zero em relação a doença.

Também foi dado total apoio as Associações Comunitárias, com a realização de um grande encontro com os seus representantes, no mês de dezembro passado, com a presença do prefeito Jaime Junior (DEM) e em parceria com a Secretaria do Trabalho e Ação Social, onde várias demandas foram colocadas à mesa para posterior solução.

Na Semana do Município de Icó (Semic) foram entregues cerca de 30 caixas de medição de energia de dupla tarifa aos produtores rurais e uma ensiladeira a Associação dos Produtores de Leite do Sítio Umari.

E um dos programas que está merecendo atenção especial do secretário Cleudiberto Dantas é o Água para Todos, do Governo do Estado, que visa levar água com qualidade para muitas localidades da zona rural e que sofrem os efeitos da estiagem.

E Icó, vale salientar, receberá recursos para a implantação de um Núcleo Apícola, através do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, como também kits de irrigação que serão distribuídos no território Centro Sul e Vale do Salgado. Estes kits serão utilizados para o desenvolvimento da friticultura, produção de forragens e capacitação dos produtores rurais.

Foi também através da Secretaria de Agricultura que o Assentamento da Fazenda Macapá recebeu apoio na escavação das cisternas do tipo calçadão, que irá beneficiar 24 famílias com o armazenamento de água que será usada para a irrigação de pequenos pomares, como também no plantio de hortaliças.

É de se destacar ainda a assinatura da carta de anuência para as obras do Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos, juntamente com o prefeito Jaime Junior, o secretário de Meio Ambiente, Danilo Maciel, e o diretor do DNOCS, Dr. Freitas. Um sonho antigo que está prestes a virar realidade.

Estas são algumas das ações desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura. Mas muito mais já foi feito pela pasta ao longo desta gestão. É aguardar as cenas do próximo capítulo.