segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Retrospectiva 2013 - Icó, Patrimônio Histórico


Tudo começou em 01 de janeiro de 2013.

Nesta data, o prefeito Jaime Junior e o vice De Assis Pereira, ambos do DEM, tomaram posse na Câmara Municipal de Icó, em bonita cerimônia, juntamente com os atuais 15 vereadores da Casa.

Ao longo de 2013 foram muitos os desafios, dificuldades, conquistas e vitórias. Não é fácil ser oposição, chegar ao poder e encontrar tudo desorganizado, sucateado e muita coisa por fazer.

Sabemos que ainda falta muito para consertar e tirar o Icó do ostracismo em que ele permaneceu por muito tempo. A administração municipal sabe perfeitamente que ainda precisa avançar muito mais, principalmente em áreas em que a população mais carente clama por mudanças.

O ano de 2013 se vai, deixando um proveitoso caminho bem traçado para o ano que se inicia a partir da próxima quarta-feira (01). O prefeito Jaime Junior e sua equipe sabem muito bem até onde podem chegar, com projetos, programas e ações que solidifiquem cada vez mais o município de Icó.

Na área da Educação muito foi investido. Mas sabemos que muito ainda temos para fazer. Capacitação dos professores, piso salarial pago em dia, merenda escolar de qualidade e em abundância, transporte gratuito e de qualidade, valorização dos Núcleos Gestores das escolas municipais e fortalecimento dos programas como o Mais Educação e o PAIC – Programa de Alfabetização na Idade Certa – foram algumas das metas alcançadas neste ano. Agora, é partir para a reforma estruturante de nossas escolas municipais e creches, muitas inclusive foram encontradas abandonadas e sem a mínima condição de uso.

A Saúde, como não é novidade para ninguém, passa por dificuldades no Brasil inteiro. Mesmo assim, a gestão atual trabalhou para agilizar a construção da UPA – Unidade de Pronto Atendimento -, da Academia da Saúde, de seis novos Postos de Saúde da Família – em quatro anos da gestão passada só foram inaugurados dois PSFs – enquanto nesta gestão já são seis licitados para serem inaugurados em breve, além da aquisição de um SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Na pasta ainda podemos elencar a reforma do Centro Obstétrico localizado no Hospital Regional e a reinauguração do CEMED – Centro de Especialidades Médicas. Os recursos da saúde são escassos. Mesmo assim, o governo municipal trabalha incensantemente para buscar mais parcerias com os governos estadual e federal. Nesse sentido, Icó ganhou neste ano três médicos do programa Mais Médicos, sendo dois cubanos lotados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Lagoa dos Milhomens e Jenipapeiro. E a maior notícia em 2013 foi saber que o Icó após 13 anos conquista o alvará sanitário do Hospital Regional perante o Governo do Estado, elevando os seus recursos de 180 mil para 336 mil, um passo importante para alavancar ainda mais o atendimento e a qualidade de nosso hospital pólo.

A Secretaria do Esporte e Juventude, criada em 2008 pelo prefeito Jaime Junior, realizou ao longo desse ano importantes campeonatos. Aqui destacamos o maior Campeonato Icoense de Futebol, com mais de desessete mil em prêmios (Séries A e B), o 1° Campeonato Icoense de Futsal, a 1ª Copa Joinha de Futebol de Base e as Olimpíadas Escolares, além de dar suporte financeiro a muitos torneios espalhados na cidade e na zona rural, como por exemplo no Campeonato Icozinho de Futebol, no mês de julho, durante os festejos da padroeira do lugar.

A Agricultura recebeu bons investimentos em 2013. O programa Garantia Safra, construção de poços profundos, apoio a agricultura familiar em parceria com o Núcleo da Merenda Escolar, programa Água para Todos, valorização das Associações Comunitárias e projeto São José do Governo do Estado foram algumas de suas principais ações no decorrer desse ano. Em 2014, muito será feito na zona rural, basta ver o que já está sendo realizado em outra importante área: a infraestrutura.

É na Infraestrutura já podemos ver algumas melhorias. Estradas em muitas localidades na zona rural, pavimentação asfáltica, limpeza pública de qualidade com dois carros compactador, construção de seis novos Postos de Saúde, construção da UPA e da Academia da Saúde, pintura do Terminal Rodoviário, limpeza dos canais do bairro Novo Centro e Centro Gerencial, elaboração do projeto da estrada Icó-Icozinho para início da obra, construção de passagens molhadas e de açudes, aquisição de recursos para calçamento e saneamento do bairro Cidade Nova, construção de 648 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida. A meta do prefeito Jaime Junior é dotar o município de Icó com uma infraestrutura necessária para alavancar o seu desenvolvimento e crescimento.

A Secretaria de Administração e Finanças honrou todos os seus compromissos com o funcionalismo público. Pagou todos os salários dessa gestão rigorosamente em dia. E ainda sobrou dinheiro para quitar despesas com salários atrasados deixados pela gestão anterior. O bom de todo o seu trabalho foi assistir com alegria a retirada de 15 inadimplências deixadas pelo mandato anterior, com a ajuda valiosa da Assessoria de Projetos Especiais e Procuradoria Geral do Município (PGM). Agora, o município de Icó está adimplente para requisitar e solicitar parcerias com a União e o Estado, o que já está sendo feito pelo prefeito Jaime Junior em várias de suas viagens para Brasília e Fortaleza. Hoje, a administração municipal tem crédito com fornecedores, prestadores de serviços e servidores, seja ele concursado, comissionado ou temporário.

Já na área do Trabalho e Ação Social, como não poderia deixar de ser, se sobressaiu muito bem. No ranking, segundo a opinião de vários cidadãos, é a melhor Secretaria do governo Jaime Junior. Basta ver as ações sociais realizadas pela pasta, como o Pré-Carnaval, Dia Internacional da Mulher, Semana Santa, Dia das Mães com linda festa, São João e Baile de Debutantes acontecido no dia 26 de dezembro, tendo como atração dançante a dupla Ítalo e Renno. No órgão, os programas Projovem Adolescente, Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil -, Icó Cresce Brincando e Minha Casa Minha Vida tiveram valorização profissional e obtiveram resultados positivos. O Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – profissionalizou diversos jovens com uma grade de cursos variados. Sem contar no fato de que o prefeito Jaime Junior deu condições para que o trabalho dessa área pudesse construir a maior política pública de Assistência Social que este município já viu. O grande legado desse ano foi a implantação, neste mês, do programa Bolsa Família Municipal para famílias carentes e que não possuam o programa Bolsa Família Federal. Mensalmente, serão injetados 35 mil na economia icoense. Os vereadores garantiram o programa como política de governo e não de gestão, aprovando tão importante iniciativa de combate à pobreza.

A Cultura e Turismo também mereceram atenção especial. O resgate de algumas tradições, a abertura do Teatro da Ribeira dos Icós para grandes espetáculos locais e estaduais, o projeto Casas do Patrimônio juntamente com o Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a encenação da Via Sacra na Semana Santa, o resgate da SEMIC – Semana do Município de Icó e a pintura de quatro importantes prédios públicos e históricos: Sobrado Canela Preta, Casa de Câmara e Cadeia, Teatro da Ribeira dos Icós e Palácio da Alforria foram ações desenvolvidas neste ano, além do curso Princípios Básicos de Teatro e o evento intitulado Entre Pontos. É de responsabilidade dessa pasta a realização do maior Forricó de todos os tempos, em julho, e do 1° Natal de Sonhos e Realizações, que acontece até o dia 06 de janeiro de 2014, evento este que realizou um grande show católico, no dia 22, com o padre Antônio Maria, e que nesta segunda-feira (30) realiza o maior pré-réveillon do Ceará, com Garota Safada e Forró da Curtição.

Um dos legados também dessa administração neste ano de 2013 é a implantação e organização do COTRAN – Companhia de Trânsito. De responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, o órgão tem feito o dever de casa, fiscalizando os motoristas de moto com a obrigatoriedade do uso do capacete, como determina a legislação nacional, e sempre participando de grandes eventos, no quesito trânsito, como Forricó, Semana do Município de Icó (SEMIC) e Festa do Senhor do Bonfim. O setor adquiriu fardamento para os agentes, seis motos e uma viatura, facilitando o trabalho, além de dar suporte as ações da Defesa Civil, outra área ligada a pasta, principalmente nas ações de combate a seca e a Operação Pipa, em parceria com o Exército Brasileiro.

Enfim, aqui apresentamos somente algumas ações da administração Jaime Junior. A restrospectiva acima dará o tom do que vem por aí pelos próximos três anos da atual gestão. Muito ainda tem o que fazer. Precisamos avançar mais em áreas importantes. Com a ajuda de todos, da equipe governamental e dos parceiros, Icó vai mudar sim, com honra e coragem.

É o município de Icó, Patrimônio Histórico, tombado nacionalmente, caminhando rumo ao progresso e desenvolvimento com sustentabilidade.