terça-feira, 5 de novembro de 2013

Um novo patamar de desenvolvimento!

Nesta semana muito se falou na inclusão do município de Icó na lista de sete municípios cearenses que mais recebem Bolsa Família, até mais do que o FPM - Fundo de Participação dos Municípios. 

Hoje, o Bolsa Família é reconhecido como referência no combate à pobreza e na redução de desigualdades. Essa conquista resultou que é possível crescer e manter a estabilidade econômica distribuindo renda e promovendo a inclusão social.

O programa criou, renovou, fortaleceu e, principalmente, integrou uma série de iniciativas do governo federal, dos estados e dos municípios. Aqui no Icó não é diferente.

O governo federal conseguiu retirar 22 milhões de brasileiros da extrema pobreza. É só um começo, uma vitória que é parte de uma estratégia mais ampla, apoiada na parceria com estados e municípios e baseada nas informações do Cadastro Único para programas sociais. Em Icó, são mais de 11 mil beneficiários cadastrados.

O valor pode não ser muito para você que vive de outras rendas. Mas para famílias muito carentes já é um alento, principalmente para quem não tem nada em casa para comer durante o dia. O Bolsa Família consegue enxergar quem mais precisa de água, de energia elétrica, de uma unidade básica de saúde mais perto de casa, de escolas em tempo integral. O governo municipal de Icó está revendo a oferta desses e de outros serviços e fazendo com que cheguem às famílias e localidades mais pobres.

Em Icó, o prefeito Jaime Júnior (DEM) lançou o Bolsa Família Municipal, coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social, inicialmente para 500 famílias de baixa renda. O processo está bem adiantado e em breve os beneficiários receberão o cartão que está sendo produzido, uma camiseta e todas as informações necessárias. Inicialmente, o valor do programa é de R$ 70,00 (setenta reais) por família. Para o próximo ano, o gestor promete ampliar o número de famílias para mil, o que é um número satisfatório de famílias icoenses. Vale frisar que esta gestão inaugurou a Casa do Bolsa Família, na Rua Francisco Maciel, atendendo diariamente uma demanda satisfatória de pessoas, que vão lá para retirar o número do NIS para cursos, como o Pronatec, e ainda o cartão do idoso.

Curiosamente, o maior beneficiário da luta contra a pobreza não é pobre. A ascensão social desses milhares de brasileiros diminui a desigualdade, amplia o mercado interno, acelera o desenvolvimento econômico, torna o nosso Icó mais sustentável e, acima de tudo, torna-o mais justo.

Portanto, o grande beneficiário dessa  luta sem tréguas contra a extrema pobreza é o Icó, com o prefeito Jaime Júnior cumprindo uma de suas propostas de campanha.