segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Release 032, edição de 18 e 19 de novembro de 2013



Ø  Pronatec 2013

Atualmente acontecem em Icó os seguintes cursos promovidos pelo Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, do governo federal, em parceria com o Sebrae e a Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social. Os cursos em vigência são: Secretaria e Maquiador (tarde) e Encanador e Artesão à Mão (noite), na sede do Projovem (bairro Novo Centro, bem próximo ao CERE e Policlínica); Promotor de Vendas e Manutenção de Computador (tarde) e Depilador e Secretaria (noite), na sede da Loja Maçônica Cavaleiros da Liberdade (Avenida Josefa Nogueira Monteiro), além dos cursos de Salgadeiro (tarde) e Auxiliar de Cozinha (noite), no Centro de Inclusão Produtiva (ao lado da Igreja São José, no Largo do Theberge). Estes são os cursos em andamento. O aluno ou participante adquire o material didático e ainda tem uma ajuda de custo para o transporte e alimentação.

Ø  Pró Infância

A Secretaria de Educação, através da Assessoria de Comunicação, da Prefeitura Municipal de Icó, comunica que o Ministério da Educação, via Sistema Integrado de Monitoramento do MEC, informou que o município icoense foi contemplado com as seguintes obras, oriundas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do governo federal: uma creche no distrito de Lima Campos (Creche Criança Feliz), outra creche (Creche Meninos do Icó), quadra poliesportiva no Cascudo (EEF Casemiro Pequeno), quadra coberta na Escola Manoel Antônio Nunes (obra paralisada por desvio e que foi liberada novamente após análise de documentação e retirada de inadimplência), uma quadra na Escola José Moreira Teixeira, uma quadra na Escola João Alexandre e uma cobertura de quadra na Escola Conselheiro Araújo de Lima (BNH). Todas aprovadas e com previsão de início para breve. Vale lembrar que a quadra da Escola Monsenhor José Camurça (Lima Campos) já foi concluída e, em breve, será inaugurada pelo prefeito Jaime Júnior (DEM). É a administração municipal sempre pensando no melhor para o município de Icó.

Ø  Caso Damião

A secretária do Trabalho e Ação Social, Dra. Virlena Rios, usou os microfones da rádio Brasil FM, durante o programa Rubens Brasil, líder em audiência em todo o município de Icó, para abordar a polêmica em torno do caso da família do senhor Damião Agostinho da Silva, tão alardeada por segmentos da imprensa estadual (leia-se TV Cidade) e emissora de rádio local. Para surpresa, o próprio senhor Damião Agostinho da Silva apareceu na emissora, na tarde desta segunda-feira (18), no momento dos esclarecimentos da gestora, sendo dada a palavra para ele também, como manda os preceitos do bom jornalismo, que diz que deve ser ouvido o outro “lado da moeda”. Feitos os esclarecimentos, inclusive tecnicamente pelo servidor Cristiano, da Casa do Bolsa Família, tudo se esclareceu sobre este caso, inclusive com divulgação de nota oficial por parte do governo municipal e participação da secretária na rádio Brasil FM que tem alcance grandioso quando o assunto é o horário nobre do rádio icoense (12 às 15h30).

Ø  Convite!

O Posto de Saúde São Vicente de Paula realizará, no dia 21 de novembro, a partir das 8 horas, uma Ação Saúde, no Conjunto Pedrinhas. Você é o nosso convidado especial! O local do evento será na Igreja do Conjunto Pedrinhas. As atividades oferecidas serão: aferição de pressão arterial, glicemia capilar, tipagem sanguínea, vacinação e informações. A ação faz parte das festividades referentes ao evento Novembro Azul, tão bem desempenhado por algumas equipes de saúde, inclusive com forte atuação da própria Secretaria Municipal de Saúde. Parabéns!

Ø  1º Campeonato Icoense de Futsal

Foi um verdadeiro show de bola, a grande final do 1º Campeonato Icoense de Futsal, na noite do último sábado (16), no Ginásio do Centro de Referência Padre José Alves de Macedo (CERE), evento este organizado pela Secretaria do Esporte e Juventude. Parabéns para as 22 equipes participantes e a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para o sucesso do evento. Que venha o 2º Campeonato Icoense de Futsal das Séries A e B, no ano de 2014. A final nesse ano ficou entre os planteis de MR Informática e Brasil de Pelotas, sagrando-se campeão o time do MR Informática, por 7 X 2. Parabéns!

Cordialmente,

Voltaire Farias Xavier
Assessor de Comunicação e Imprensa - PMI