quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Release 017/2013 - Edição: 04 de setembro de 2013


Pronatec  2013
Desde a última segunda-feira (02) acontece, em Icó, a instalação de novas turmas para os cursos de costureira, manicure, depilador, além de montagem e reparador de computadores promovidos pelo governo federal, através do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego -, criado em 2011. Em Icó ocorre da seguinte maneira: o programa é gerido pela Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social, via Núcleo de Geração de Renda. O cronograma das novas turmas acontece assim: iniciou-se no dia 26 de agosto, o curso de depilador, no turno noite, para 20 alunos, realizado na sede do Pro Jovem. Já no dia 02 de setembro iniciaram-se duas turmas para o curso de manicure, tarde e noite, para 20 alunos cada, também realizado no Pro Jovem. E, na data da última terça-feira (03), deram-se início três turmas – costureira (Casa de Câmara e Cadeia), manhã e tarde, para 20 alunos cada. E ainda o curso de montagem e reparador de computadores, turno tarde, realizado no Centro de Inclusão Produtiva, para 20 alunos. Os cursos são realizados de segunda a sexta-feira, com direito a material didático e de consumo necessário, além de certificado ao final da capacitação.

Princípios Básicos de Teatro
A Secretaria de Cultura e Turismo realiza o curso “Princípios Básicos de Teatro”, no Teatro da Ribeira dos Icós, para 15 alunos. Nesta quarta-feira (04), às 19 horas, no teatro municipal mais antigo do Ceará, acontece mais uma mostra do primeiro exercício da turma, com duração de 25 minutos. O curso é ministrado pelo ator e diretor, Acácio de Montes, diretor do Teatro da Ribeira dos Icós. E, em dezembro de 2013, acontece o encerramento dessa primeira turma em grande estilo.

Construindo políticas públicas de juventude
Na manhã da última terça-feira (03), o Teatro da Ribeira dos Icós foi palco do I Encontro Municipal de Juventude, promovido pela Secretaria de Esporte e Juventude. Com a participação de diversos jovens, estudantes e entidades de classe, o evento ainda contou com as presenças da primeira-dama, dra. Adriana Santana; chefe de gabinete, dr. Manuel Guedes; secretário de Cultura e Turismo, Márcio Greik; secretário adjunto de Cultura e Turismo, Genildo Angelim; secretário adjunto de Segurança Pública e Cidadania, Allysson Emannuel; secretária adjunta de Meio Ambiente, Mônica Brasil; ouvidor geral adjunto, Matheus Monteiro, assessor de Comunicação e Imprensa, Voltaire Xavier, além dos vereadores Mazinho Mota (PSDC), Eliseu Amâncio (PMN), Victor Luiz Monteiro (PR) e Ítalo da Paz (DEM). Na ocasião foi dividido o público em grupos e após apresentado cada proposta por eles defendidos. O secretário, Alex Oliveira, e seu adjunto, Filipe dos Santos, conduziram os trabalhos com maestria e organização, na certeza de que só com a juventude é possível construir políticas públicas voltadas para esta faixa etária do povo icoense. A discussão é por aí e que venha o Estatuto Municipal de Juventude.

Saiu pagamento!
A Secretaria de Administração e Finanças comunica que saiu o pagamento dos funcionários concursados e comissionados de todas as Secretarias Municipais desde à tarde da última terça-feira (03), cumprindo assim mais um mês com pagamento rigorosamente em dia e valorizando o trabalho de nosso servidor público. É assim que pensa a equipe comandada pelo secretário de Administração e Finanças, Amarildo Bittencourt, e pelo prefeito Jaime Júnior (DEM), este último honrando o seu título de gestor sério, transparente e que cumpre com suas obrigações financeiras e constitucionais.

Cordialmente,

Voltaire Farias Xavier
Assessor de Comunicação e Imprensa - PMI